terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O QUE É E O QUE FAZ O ESCOTEIRO???

O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com seu Propósito e o Método Escoteiro concebidos pelo FundadorBaden-Powell e adotados pela UEB.

O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo.

Os Princípios do Escotismo são definidos na sua Promessa e Lei Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:
a) Dever para com Deus - Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca de religião que os expresse, respeitando as demais.
b) Dever para com o Próximo - Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente.
c) Dever para consigo mesmo - Responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

O Método Escoteiro, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:
a) Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira:
Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivência da Promessa e da Lei Escoteira.
b) Aprender fazendo: Educando pela ação, o Escotismo valoriza: - o aprendizado pela prática;- o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa; - os hábitos de observação, indução e dedução.
c) Vida em equipe, desenvolvendo nas Tropas "Sistema de Patrulhas", incluindo: - a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade:
- a disciplina assumida voluntariamente;- a capacidade tanto para cooperar como para liderar.
d) Atividades progressivas, atraentes e variadas, compreendendo:
- jogos; - habilidade e técnicas úteis, estimuladas por um sistema de distintivos: - vida ao ar livre e em contato com a Natureza:- interação com a Comunidade: - mística e ambiente fraterno.
e) Desenvolvimento pessoal com orientação individual, considerando:
- a realidade e o ponto de vista dos jovens: - a confiança nas potencialidades de cada jovem;- o exemplo pessoal do adulto; - seções com número limitado de jovens e faixa etária própria.

O Escotismo está psicologicamente divido em RAMOS, que se distinguem por programas e atividades diferentes:
- Ramo Lobinho - para meninos e meninas de 7 a 10 anos, chamados Lobinhos e Lobinhas;- Ramo Escoteiro - para rapazes e moças de 11 a 14 anos, chamados Escoteiros e Escoteiras;- Ramo Sênior - para rapazes e moças de 15 a 17 anos, chamados Seniores e Guias; - Ramo Pioneiro - para jovens de 18 a 21 anos, chamados Pioneiros e Pioneiras.
Promessa escoteira, Sênior, Pioneiros: Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para:Cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria;Ajudar o próximo em todas e qualquer ocasião;Obedecer a Lei Escoteira.

As 10 Leis Escoteiras
01 - O Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais do que a sua própria vida;
02 - O Escoteiro é leal;
03 - O Escoteiro esta sempre alerta para ajudar o próximo e praticar sempre uma boa ação;
04 - O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros;
05 - O Escoteiro é cortes;
06 - O Escoteiro é bom para os animais e as plantas;
07 - O Escoteiro é obediente e disciplinado;
08 - O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades;
09 - O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio;
10 - O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

http://www.associacaoartex.com.br/escotismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário