domingo, 25 de dezembro de 2011

ESCOTEIROS AJUDAM PESSOAS A ESCREVEREM CARTAS A PARTIR DESTA SEGUNDA NO TIP




Escoteiros ajudam pessoas a escreverem cartas a partir desta segunda no TIP

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 11/12/2011 17h12 Solidariedade



Época de celebrar a renovação, o Natal é um momento em que muitas pessoas aproveitam também para sanar as diferenças com as outras e lembrar daqueles que estão longe. As cartas e os cartões são o caminho mais curto entre o sentimento de duas pessoas que não estão próximas, mas querem partilhar os votos de felicidade durante a celebração do nascimento de Jesus. Entre as diversas formas que se tem para enviar as mensagens, uma delas começará a funcionar a partir desta segunda-feira, no Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Escoteiros estarão em estandes instalados na rodoviária para escrever as mensagens e enviar, gratuitamente, os cartões dos passageiros e visitantes do local.O serviço funcionará até o dia 22, com o intuito de ajudar pessoas que têm dificuldade com a escrita e também para facilitar o envio dos cartões e cartas. Cerca de 150 jovens da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e da Federação dos Bandeirantes do Brasil, entre 11 e 18 anos, serão responsáveis por traduzir o sentimento da população em palavras.A ação, que acontece há 10 anos, será simultânea em 12 cidades brasileiras. Em Pernambuco, espera-se enviar uma média de 2 mil cartões por dia. No ano passado, cerca de 25 mil cartões e cartas foram enviadas.Os estands funcionarão das 8h às 12h e das 13h às 18h, na praça de alimentação do terminal, de segunda a sábado. “Esse trabalho foi baseado no filme Central do Brasil, no qual a personagem (Dora, interpretada por Fernanda Montenegro) trabalhava escrevendo cartas para quem estava em trânsito. Aqui, ele funciona de forma gratuita, com o intuito de ajudar a comunidade a se aproximar”, explicou o diretor de Marketing da UEB, Renato César Amorim.O trabalho é realizado em parceria com a Socicam, empresa que administra o TIP. “Sabemos que muita gente não tem como enviar as mensagens ou não sabem, por isso estaremos aqui para ajudar”, disse.Um dos jovens mensageiros do TIP, o escoteiro Lucas Victor Siqueira, 15 anos, é adepto do envio de cartas e está ansioso para começar a ajudar as pessoas. “O Natal tem uma mística diferente. Você sente vontade de confraternizar, de encontrar as pessoas. Sei disso porque também envio cartas para parentes distantes. E poder levar o sentimento das pessoas para locais distantes é maravilhoso”, contou o escoteiro, que participará pela primeira vez do projeto.



Sogra

O primeiro a testar os serviço dos mensageiros mirins em 2011 foi o vendedor Gilson Fernando, 38, que enviou um cartão de Natal para a sogra, moradora do município de Lagoa dos Gatos, Agreste do estado. “Este é um momento que tem como finalidade unir as pessoas. Jesus veio para isso. Então nada melhor do que encontrar formas de encurtar as distâncias como essa que vai acontecer no TIP”, disse o vendedor.


ENTREVISTA // Ana Paula Lima, 17 anos - escoteira da União dos Escoteiros do Brasil (UEB)
*Como é ser uma mensageira no TIP?

É uma sensação maravilhosa. Já é a segunda vez que participo. Era uma experiência que eu nunca pensava em viver, mas quando você passa é que você entende o que é o Natal. A gente conhece várias pessoas diferentes, troca conhecimento com elas, compartilha expectativas para essa época do ano e aproxima as pessoas de quem elas gostam.

*Você lembra de alguma história que lhe chamou atenção em especial?
Uma vez, conheci uma mulher que não via os pais há 3 anos. Ela estava de passagem pelo Recife, viu a nossa movimentação e se aproximou para escrever uma carta para eles. Foi um momento muito bonito, que espero viver novamente neste ano.
*E quem quiser ter sua carta enviada deve fazer o quê?

Qualquer pessoa que esteja passando pelo TIP pode participar. Ela só precisa trazer o endereço do destinatário correto, para que a carta chegue ao destino. Aqui, ela ganha um cartão e pode escrever ou pedir para a gente escrever as mensagens. Ainda há a opção de trazer a carta de casa, se já estiver pronta, e colocar apenas no envelope para envio aqui.

Um comentário: