terça-feira, 10 de janeiro de 2012

HPS FAZ CAMPANHA DE COLETA DE SANGUE

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre promove, neste sábado, 17, a última campanha deste ano de coleta de sangue em ônibus do Hemocentro estacionado na esquina das avenidas Venâncio Aires com Oswaldo Aranha, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. Escoteiros do Grupo Charruas e da Associação Isaac Bauler estarão colaborando na divulgação e no chamamento à população para se solidarizar com a iniciativa.
A campanha foi realizada em abril, julho, setembro e novembro. Desde o início, vários municípios colocaram ônibus à disposição para que familiares de pacientes internados no HPS e outras pessoas interessadas viessem a Porto Alegre participar.
Entre abril e setembro, o número de voluntários cresceu de 64 para 157 e, em novembro, ficou em 113. Das 64 bolsas colhidas no primeiro mês, foram aproveitadas 49 e 15 foram rejeitadas, pela constatação de problemas de saúde dos doadores ou de qualidade insatisfatória do sangue. Em julho, foram 102 doadores e 89 aproveitamentos; em setembro, 157 doações e 130 aproveitamentos; e em novembro, das 113 coletas, 96 eram utilizáveis.
Demanda - A necessidade do Pronto Socorro é de cerca de 400 bolsas de sangue por mês, mas o hospital recebe apenas a média de 250 doações a cada 30 dias. Dessas, somente 10% são feitas espontaneamente por pessoas que procuram o Hemocentro. Por isso, é preciso buscar doações, constantemente, entre familiares de pacientes e a população. Pessoas dispostas a contribuir podem ir ao Hemocentro, na avenida Bento Gonçalves, 3722, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, levando documento de identidade.


Um comentário:

  1. Uma linda iniciativa, pois o que se dá hoje se recebe amanha.

    pena que eu não tenho essa coragem toda de algum me furar.... mais se não fosse o medo eu iria..
    bem que eles poderiam desenvolver um método de tirar sangue sem furar a gente né??.. shauhsua'

    ResponderExcluir